SAÚDE

 Os benefícios da alface na saúde humana


Cultivo
   


Um ingrediente que é utilizado na alimentação humana e que é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, também é o mais popular e o segundo alimento vegetal mais vendido atualmente. nos supermercados. Essa hortense originária do Leste do Mediterrâneo, desde cerca de 500 a.C, contém nutrientes benéficos ao nosso organismo que apesar da variedade de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas não são perdidos. O que há na verdade, é apenas a variação nutricional em pequenas quantidades.


Há quem a recomende para tratamento de diversas doenças tais como; insônia, diabetes, conjuntivites e outras inflamações oculares, prisão de ventre e ainda a mulheres que desejam engravidar e a grávidas que tiveram toxoplasmose, isto, porque ela contêm substâncias que ajudam a evitar anemias, dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos. Para a infusão uma das maneiras é ferver 250 ml de água com 2 talos de alface durante 10 minutos e tomar 1 chávena ao deitar.


Os seus benefícios são vários, por ela ser fonte de: vitaminas A (que é aliada da saúde dos olhos e da pele ), C e K (que participa de alguns processos de coagulação do sangue), previne contra alguns tipos de câncer (como o de próstata e de mama) e favorece o sistema imunológico. É rica em fibras, com abundância de celulose a qual não conseguimos digerir, mas, que tem a excelente propriedade de acelerar o esvaziamento intestinal auxiliando, assim, na digestão e no bom funcionamento do intestino, apresenta ainda pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo e promove sensação de saciedade. De notar que ela constitui um bom antiácido no estômago e no sangue.


Também possui substâncias sedativas, por exemplo, se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar. Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, coza os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente (chá) antes de dormir. Este caldo do talo de alface também é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.


Sabe-se que o valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96 % do seu peso. É pouco calórico, em cada 100g de alface, há cerca de 15 calorias. A presença da substância chamada lactucina possui propriedades calmantes, por isso, é um bom aliado para combater o estresse. Entretanto, pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, devem evitar o consumo de alface, pois ela é fonte de vitamina K (que atua na coagulação do sangue).


A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. As de cor roxa e verde intenso, fornece também provitamina A ou betacaroteno.


A melhor época para seu consumo é de maio a novembro, quando ocorre sua safra e é nesse período que ela está na melhor forma nutricional.


Na hora de escolher dê preferência para os de folhas intactas e brilhantes, os de folhas murchas, amareladas e com pontas escuras, não devem ser consumidos.


Antes de consumo, a higienização é importantíssima e suas folhas devem ser deixadas dentro de uma vasilha com água e uma solução sanitizante, por 15 minutos, e após enxágüe folha a folha, e ao ser guardado é ideal que seja em um saco plástico dentro da geladeira onde conserva-se por cinco a sete dias.






Fontes:


<http://pt.wikipedia.org/wiki/Alface>


<http://perguntaserespostas.net/qualidade-de-vida/quais-sao-os-beneficios-da-alface-na-saude-humana/#comments>


<http://plantasmedicinais-fitoterapia.blogspot.com.br/2011/05/alface.html>